ASPECTOS LEGAIS
DA CERVEJA – PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO
A
produção e a comercialização de cerveja exigem amplo conhecimento das leis e
regulamentações que tratam da padronização, da classificação, do registro, da
inspeção, produção e fiscalização de bebidas. Todos estes aspectos e muitos
outros relacionados à venda de bebidas alcoólicas para menores, à lei seca e à
legislação publicitária são tratados de forma abrangente neste curso que
permitirá a você deixar o seu empreendimento adequado às leis vigentes.
Conteúdo Programático: panorama da
legislação brasileira para produção e comercialização de bebidas alcoólicas; a
Lei 8.918/1994 (que dispõe sobre a padronização, classificação, registro,
inspeção, produção e fiscalização de bebidas – mapa); vigilância sanitária;
legislação estadual aplicável; legislação municipal aplicável; a regulamentação
da Lei 8.918 (Decreto 6.871/2009); a Instrução Normativa 54/2001 (que incorpora
o Regulamento Técnico Mercosul sobre produtos de cervejaria ao Ordenamento Jurídico
Nacional); a legislação para venda de bebidas para menores de idade; a Lei Seca
no Brasil; restrição à veiculação das propagandas de bebidas alcoólicas (Lei
9.294/1996); a legislação publicitária para anúncio de bebidas e promoções
(Conar e Ampro).
COMO MONTAR SUA
CERVEJARIA
Descubra
todos os passos e as técnicas necessárias para abrir a sua própria cervejaria.
Este curso ensina as etapas desde a elaboração do plano de negócios e uso das
pesquisas de mercado até o dimensionamento de produção e registro de produtos.
Torne-se um empreendedor ou capacite-se a atuar em áreas diretamente
relacionadas aos negócios cervejeiros.
Conteúdo Programático: introdução ao
mundo da cerveja; mercado cervejeiro; planejamento estratégico; inovação em
cervejarias; pesquisa de mercado e formulação; comunicação cervejeira; canais
de distribuição; gestão comercial; dimensionamento de produção; layout de
cervejaria; compras; distribuição; brew pubs; cervejarias ciganas; aspectos
legais em uma cervejaria; aspectos tributários; custos e precificação; gestão
financeira; investimentos; financiamento.
CRAFT BEER
MARKETING
O
curso de Craft Marketing da Real Biológica traz para quem tem um negócio
voltado às cervejas artesanais o conhecimento e técnicas de marketing
necessários para o lançamento, desenvolvimento e consolidação de seu
empreendimento no mercado. A partir da segmentação de mercado, determinação de
oportunidades de negócio, análise do ambiente competitivo, os alunos do curso
serão preparados para o desenvolvimento de planejamento estratégico de
marketing e comunicação estruturado e coerente com o porte da empresa e
público-alvo escolhido. O conteúdo do curso passa por ferramentas de lançamento
de produtos, análise de portfólio, modelos de distribuição, técnicas de trade
marketing, precificação, modelagem de negócio, entre outras, oferecendo assim,
condições para a gestão do negócio de forma estruturada, mais eficiente e
adequada para o sucesso da empresa. O curso é destinado a gestores e/ou
empreendedores do ramo de cervejas, destilados e demais bebidas artesanais.
Conteúdo Programático: conceitos e
ferramentas de marketing; a busca pelo nicho arsenal estratégico; a realidade
analisada.
CUSTOS E
PRECIFICAÇÃO DE CERVEJA
Aprenda
a aumentar a geração de valor pelo menor preço em uma cerveja com a gestão
eficaz de custos e precificação. Nesse curso você verá as maneiras de otimizar
os custos de produção e operação e as formas de aplicar as ferramentas de
trabalho para tomada de decisão nas empresas. Tome essa dose de conhecimento e
melhore o desempenho da sua organização.
Conteúdo Programático: definições
analíticas da terminologia de custos; custos gerenciais; relações custo, volume
e lucro; análise de resultados por margem de contribuição; análise de resultado
por mix de produtos; custo de matérias-primas; custo de processo; DRE;
impostos; precificação.
ESCOLAS E
ESTILOS DE CERVEJAS
Experimente
observar o mundo sob a forma de uma grande caneca de cerveja e conheça os
principais tipos e famílias de cerveja e suas derivações em estilos. Para isso,
servimos a você o conhecimento das escolas cervejeiras, caracterizadas por sua
tradição na produção e inovação para tornar a bebida cada vez mais especial.
Beba com mais sabedoria!
Conteúdo Programático: ingredientes e
processo de produção; classificação das cervejas; famílias; escolas
cervejeiras; estilos e sub-estilos de cervejas; parâmetros de classificação;
guias de estilo.
GESTÃO DE
MICROCERVEJARIAS
Aprenda
técnicas para melhorar a gestão da sua cervejaria, focando em temas como gestão
de custos, distribuição e a montagem de uma equipe de alto desempenho. Você
voltará das férias com muita energia, métodos e técnicas para incrementar seus
resultados!
Conteúdo Programático: mercado
cervejeiro; comunicação cervejeira; gestão comercial; compras; aspectos
tributários; custos e precificação; gestão financeira; cadastro, crédito e
cobrança; recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento.
HARMONIZAÇÃO COM
CERVEJAS
Aprenda
os conceitos e as técnicas para criar harmonizações incríveis com cerveja que
vão valorizar o seu negócio. O curso ensina a montar menus harmonizados para
bares, restaurantes e eventos de todos os tamanhos. Com degustações e
harmonizações de diferentes estilos e pratos, os alunos irão aprofundar os
conhecimentos sobre cerveja e gastronomia, explorar suas possibilidades de
interação à mesa, conhecer a cerveja na panela como ingrediente culinário,
experimentar harmonizações com outras bebidas e ganhar vasto repertório de
harmonizações, das tradicionais às mais inovadoras.
Conteúdo Programático: história dos
alimentos; história da cerveja; conceito harmonização; técnicas de degustação;
análise sensorial; sabores básicos; gastronomia moderna; principais estilos;
como montar uma harmonização; harmonização com outras bebidas; precificação e
divulgação de eventos; prática de eventos; cervejas e petiscos; cervejas e
queijos; cervejas e chocolates; cervejas e carnes; cervejas e entradas;
cervejas e pratos principais; cervejas e sobremesa; cerveja na panela; técnicas
de apresentação.
INOVAÇÃO E
CRIATIVIDADE EM CERVEJARIAS
Deixe
transbordar a sua criatividade e aprenda as maneiras mais adequadas de
potencializar e explorar com sucesso as possibilidades de criação em cervejas e
na gestão de cervejarias. Descubra como gerar novas ideias e como colocá-las em
prática com sucesso e transformar os produtos e serviços disponibilizados ao
mercado. Suas ideias serão o gás para inovar na sua cerveja. Venha
experimentar!
Conteúdo Programático: conceitos de
criatividade e inovação; os tipos de inovação; os 4P´s da inovação; a
importância estratégica de uma política de pesquisa & desenvolvimento; o
pensamento criativo; a inovação no ambiente de trabalho; técnicas de estímulo
da criatividade; processo de desenvolvimento de novos produtos; abordagem
sistemática da criação e a seleção de novos conceitos.
INTRODUÇÃO AO
MUNDO DAS CERVEJAS
Abrimos
as portas do espumante mundo da cerveja, uma das bebidas mais conhecidas e
populares em todo o mundo, para servir a você todas as informações básicas necessárias
para torná-lo um nativo entre os apreciadores. Contaremos a você a origem e a
história da cerveja, incluindo o processo de produção e as variedades de
cerveja existentes. Venha experimentar!
Conteúdo Programático: conceito de
cerveja; origem e evolução da cerveja; mercado cervejeiro brasileiro; mercado
cervejeiro internacional.
SOMMELIER DE
CERVEJAS
Para
ser um Sommelier de Cervejas você necessita conhecer profundamente os estilos,
ingredientes, processos de produção, história, harmonização e, claro,
degustação e análise sensorial de cerveja. Este curso atende a quem quer
conhecer mais profundamente o mundo das cervejas de forma entusiasta (hobbie)
ou como atuação profissional. Neste caso, um Sommelier de Cervejas estará
altamente capacitado para o serviço de cervejas, capaz de analisar
sensorialmente e qualitativamente os mais diversos estilos da bebida. Com a
possibilidade de atuar na organização de eventos de degustação e/ou
harmonização, em bares, restaurantes e hotéis elaborando cartas de cervejas,
cuidando do armazenamento das bebidas e sugerindo cervejas e harmonizações,
treinamento de equipes de atendimento e vendas na área cervejeira, atuando em
distribuidoras e importadoras de bebidas, fazer parte desenvolvimento dentro de
cervejarias, ajudando na criação de novos produtos e prestar consultoria para
empresas no ramo cervejeiro.
Conteúdo Programático: ética; cultura
cervejeira; análise sensorial; cerveja e saúde; geografia econômica da cerveja;
história da cerveja; fabricação de cerveja e matérias primas; gestão sensorial;
comunicação e vocabulário; gastronomia e cerveja (com aula prática);
armazenamento e serviço; chope e seu serviço; cerveja e marketing; tendências e
perspectivas futuras; legislação brasileira.
SUSTENTABILIDADE
NAS CERVEJARIAS
Não
basta apenas produzir uma boa cerveja para ser reconhecido pelo público, é
preciso também manter ações éticas e práticas que preservem o ambiente, a
sociedade e a economia. É neste sentido que oferecemos o curso de
Sustentabilidade nas Cervejarias a fim de demonstrar a importância da
sustentabilidade em um empreendimento cervejeiro, a legislação ambiental e
caracterizar a responsabilidade social e as estratégias possíveis de serem
adotadas para consolidar-se no mercado como uma empresa sustentável. Além
disso, o curso ensina ainda como economizar na aquisição de matérias-primas e
no reaproveitamento de subprodutos.
Conteúdo Programático:
sustentabilidade – ambiental, social e econômica; por que se preocupar com o
meio ambiente; gestão ambiental; legislação ambiental; ética e responsabilidade
social; responsabilidade social e campanhas de prevenção ao álcool; balanço da
sustentabilidade; estratégias de sustentabilidade; estação de tratamento de
água; biodigestores; tratamento e gestão de resíduos; subprodutos – bagaço,
ração animal, suporte de imobilização de leveduras, alimentos humanos;
leveduras – reaproveitamento, ração animal, alimentos humanos.