Cursos - Cervejeiro Industrial

ÁGUA CERVEJEIRA

A água é um dos principais ingredientes da composição de uma cerveja e suas propriedades são decisivas no resultado final. Nesse curso você aprenderá as influências e características da água a ser utilizada na produção da cerveja e como tratá-la e selecioná-la de acordo com cada estilo da bebida.

Conteúdo Programático: água natural e seus constituintes; influências do ambiente sobre a composição da água; água para consumo humano; água cervejeira; dureza; alcalinidade; tratamento da água; pH; íons e sua influência sobre a cerveja; influência do pH no processo de produção de cerveja; estilos de cerveja e as características da água; análises físico-químicas.


ANÁLISES LABORATORIAIS DE INGREDIENTES

A avaliação dos ingredientes utilizados no processo de produção de cervejas é de fundamental importância para se obter um produto final de qualidade. Neste curso, você conhecerá os procedimentos laboratoriais que permitem avaliar e interpretar os resultados de análises das matérias-primas cervejeiras.

Conteúdo Programático: análises de ingredientes (água, adjuntos, malte, lúpulo, fermentos, especiarias).


ANÁLISES LABORATORIAIS DE PRODUTO ACABADO

A avaliação do produto acabado é de grande importância para a garantia da qualidade e liberação de lotes para a comercialização. Neste curso, você conhecerá os procedimentos laboratoriais que permitem avaliar e interpretar os resultados de análises de produto acabado.

Conteúdo Programático: análises físico-químicas e microbiológicas do produto acabado; análises de envase; testes de prateleira.


ANÁLISES LABORATORIAIS DE PRODUTO EM PROCESSO

A avaliação do produto em processo é de grande importância para a garantia da qualidade e liberação de lotes para a comercialização. Neste curso, você conhecerá os procedimentos laboratoriais que permitem avaliar e interpretar os resultados de análises de produto em cada etapa do processo de produção.

Conteúdo Programático: moagem; testes de espuma; análises físico-químicas e microbiológicas do mosto; resfriamento do mosto; análises físico-químicas e microbiológicas da fermentação; terra diatomácea.


AUTOMAÇÃO DE CERVEJARIAS

O crescimento da produção da cerveja exige a automação e o controle de processos industriais que propiciem ganhos em escala e otimizem a fabricação da bebida. Este curso apresenta o controle de processo e automação de cervejarias e as possibilidades de automação de estoques, brassagem, fermentadores e envasadoras. Aprenda a produzir em escala industrial sem perder a qualidade de sua cerveja.

Conteúdo Programático: controle de processo e automação de cervejarias; sistemas computadorizados para automação de cervejarias; controle sequencial; controladores programáveis: associações lógicas, memorização, contagem, temporização; estabilidade e desempenho de sistemas realimentados; atividades do controle de produção; apontamento; possibilidades de automação de estoques, brassagem, fermentadores e envasadoras.


BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO

A limpeza e a sanitização são aspectos essenciais para garantir a qualidade final de uma cerveja produzida em casa ou em escala industrial. Por isso, desenvolvemos este curso de higiene e boas práticas para demonstrar a você os processos e como executá-los a fim de manter as propriedades padrões da cerveja e impedir a sua contaminação. O curso aborda ainda formas de evitar acidentes e as condições de segurança para empresas e funcionários e os respectivos equipamentos de proteção coletiva e individual necessários para a fabricação de cerveja.

Conteúdo Programático: limpeza e sanitização; tratamento e qualidade da água; higiene dos manipuladores; rotinas de sanitização; agentes químicos para higienização; eficiência microbiológica de sanitizantes; sanitizantes físicos e químicos; boas práticas; por que os microorganismos crescem na cerveja; fundamentação legal para as boas práticas de fabricação; as boas práticas de fabricação e seus elementos; procedimento operacional padrão (POP´s); controle de pragas; fundamentos para o manejo de resíduos; produção segura (causas de acidentes); condições e atos inseguros, riscos da área de fabricação, riscos da área de envase; EPC´s e EPI´s; responsabilidades da empresa e do funcionário.


CONTROLES DE QUALIDADE NA PRODUÇÃO DE CERVEJA

Garanta a qualidade da sua cerveja com o conhecimento dos controles durante o processo produtivo da bebida. O curso apresenta o monitoramento de qualidade das matérias-primas e também os controles de qualidade executado durante as fases de moagem, lavagem, fervura, temperatura e de amargor. Este curso ensinará você a obter melhores certificações para a sua cerveja.

Conteúdo Programático: controles de qualidade das matérias-primas; controles de qualidade durante o processo – controle de moagem, pH, extrato de primeiro mosto, extrato de água de lavagem, extrato tanque de fervura (após lavagem), temperatura e pH da água de lavagem do mosto, extrato de final de fervura, controle de amargor de mosto ao final da fervura, degustação do mosto quente.


ELABORAÇÃO DE RECEITA CERVEJEIRO INDUSTRIAL

Aprenda a fazer a combinação exata de ingredientes, adjuntos e outros aditivos para obter uma cerveja única conforme os vários estilos existentes. Com a ajuda de softwares exclusivos para a elaboração de receitas, este curso ensina os métodos e técnicas para a correta mistura dos elementos para a perfeita caracterização da cerveja e definição de parâmetros de avaliação de cada bebida produzida em escala industrial.

Conteúdo Programático: definição do estilo; seleção de um guia de estilos; avaliação de parâmetros e características de estilo; seleção de matérias-primas; elaboração de receita; cálculos necessários; utilização de software.


EQUIPAMENTOS CERVEJEIRO INDUSTRIAL

Seja em uma cervejaria onde se produzam milhares de litros por batelada ou em uma onde são produzidos apenas algumas centenas de litros, um bom cervejeiro precisa conhecer e entender bem o funcionamento de seu maquinário e quais são as necessidades que os equipamentos da fábrica devem atender para se obter um bom desempenho na produção.

Conteúdo Programático: equipamentos básicos de uma cervejaria; tanques de cozimento e fervura; filtração do mosto; centrais de refrigeração; aeradores; tanques de fermentação e maturação; filtros; linhas de finalização e envase; pasteurizadoras; tipos de aço inoxidável; legislação aplicável; níveis de automação – manual, semi-automático e automático; arquitetura de hardware; tempos de ocupação de equipamentos, número de equipamentos na sala de brasagem; visita técnica.


EQUIPAMENTOS, AUTOMAÇÃO E LAYOUT

O bom cervejeiro precisa conhecer e entender bem o funcionamento de seu maquinário e quais são as necessidades de equipamentos da fábrica. Aprenda a estruturar uma fábrica de cerveja para otimizar os processos e o dimensionamento dos equipamentos e áreas necessárias. Este estudo aborda o estudo de fluxo e movimentação de materiais, o planejamento de sistemático de layout e ensina como dimensionar as áreas e equipamentos para otimização do consumo de energia. Monte uma fábrica de cerveja profissional.

Conteúdo Programático: equipamentos básicos de uma cervejaria; tanques de cozimento e fervura; filtração do mosto; centrais de refrigeração e aeradores; tanques de fermentação e maturação; filtros, linhas de finalização, envase e pasteurizadoras; tipos de aço inoxidável; níveis de automação – manual, semi-automático e automático; tempos de ocupação de equipamentos; controle de processo e automação de cervejarias; controle sequencial; controladores programáveis; estabilidade e desempenho de sistemas realimentados; dimensionamento de áreas; dimensionamento de equipamentos; otimização de consumo de energia; estudo de fluxo e  movimentação de materiais; planejamento sistemático de layout.


FABRICAÇÃO DO MOSTO – CERVEJEIRO INDUSTRIAL

A produção do mosto é uma etapa fundamental para a produção da cerveja. Neste curso, serão explorados os principais conceitos da mosturação, em aulas teóricas e práticas, desde a moagem do malte até o resfriamento do mosto.

Conteúdo Programático: função da moagem; especificações; quantidade de cascas e farinha; tipos de moinho; equipamento de controle de moagem; tipo de moagem em função das especificações do malte e do processo de mostura; definição de mostura/brassagem; função da mostura; processo de infusão e decocção – vantagens e desvantagens; principais enzimas e sua função no processo cervejeiro; temperaturas de ativação enzimática; inativação enzimática; fatores que afetam o desempenho enzimático; controles de processo; filtragem do mosto; fervura; adição de lúpulo; cálculo de rendimento da fabricação; cálculo da quantidade de extrato obtida; fatores que afetam o rendimento da fabricação; trub quente e sua remoção; função do resfriamento; formação e remoção do trub frio; resfriador - tipos e funcionamento; aeração do mosto; riscos de contaminação após o resfriamento; cálculo de resfriamento kcal/l.


FERMENTAÇÃO E MATURAÇÃO – CERVEJEIRO INDUSTRIAL

Para produzir uma boa cerveja é essencial o domínio sobre os processos fermentativos e de maturação, também chamados de produção "a frio". O conhecimento sobre a importância destas etapas do processo e sua correta condução possibilita que seja alcançado um excelente desempenho, além de se extrair da cerveja os mais variados aromas e sabores de forma controlada e possibilitar uma padronização das características obtidas no produto final. Neste curso, será demonstrado como esta etapa do processo é conduzida nas cervejarias.

Conteúdo Programático: definição de fermentação cervejeira; fatores que influenciam a fermentação; diferenças entre cepas; temperaturas de fermentação; tempo de fermentação condições necessárias para condução da fermentação; oxigenação de fermento; propagação de levedura; cálculo de células necessárias para cerveja; dosagem de levedura, fermentação, retirada de levedura para armazenagem, destinação final/descarte do excedente de levedura; armazenagem de leveduras; limpeza, sanitização; lavagem de fermento; starter; reaproveitamento de fermento; controles de fermentação; formação de álcool e CO2; on flavors e off flavors resultantes do processo de fermentação; importância da maturação; tempo de maturação em cada estilo; temperatura de maturação; tanques de maturação e adições.


FERMENTO

Neste curso você vai estudar o funcionamento da levedura, nos processos microbiológicos que ocorrem durante a fabricação de cerveja, suas características e fatores que afetam o seu desempenho na produção cervejeira.

Conteúdo Programático: leveduras cervejeiras (morfologia e fisiologia); variedades de leveduras cervejeiras e identificação; temperatura de fermentação, tempo de fermentação, comportamento durante a fermentação; produção de álcool; ciclo de vida de uma levedura; viabilidade de células para uma boa fermentação; meio de cultura para manutenção de leveduras; inoculação de fermento; isolamento e purificação de células; células viáveis; câmara de Neubauer.


FINALIZAÇÃO E ENVASE – CERVEJEIRO INDUSTRIAL

A etapa de finalização e envase da cerveja é uma etapa pouco chamativa dentre as etapas de produção de cerveja, porém é uma etapa decisiva para a qualidade do produto final, pois nela existem várias possibilidades de contaminação ou mesmo de degradação do produto comprometendo todas as etapas anteriores. Neste curso você conhecerá todo cuidado necessário durante o processo e os cuidados com higiene e assepsia para garantir a qualidade do produto.

Conteúdo Programático: objetivos da segunda filtração; equipamentos e funcionamento; fase de acabamento; inserção de gás carbônico, estabilizantes e conservantes; funcionamento das engarrafadoras; pasteurização antes e pasteurização depois do envase; vantagens e desvantagens de cada processo.


GESTÃO SENSORIAL – CERVEJEIRO INDUSTRIAL

Aprenda a fazer análises sensoriais de bebidas para melhorar a qualidade e o sabor da sua cerveja. Este curso ensina a identificar os principais problemas e as formas de evitá-los, a definir e caracterizar os off-flavors e on-flavors e as formas de realizar análises sensoriais em testes gustativos e também a utilizar os demais sentidos humanos para detectar problemas em uma cerveja. Descubra todas as técnicas de análise sensorial utilizadas nas cervejarias para aprimorar a sua cerveja.

Conteúdo Programático: análise sensorial - importância da análise sensorial no controle da qualidade; fatores que influenciam na análise sensorial e condições dos testes sensoriais; os órgãos do sentido e a percepção sensorial; preparação de amostras; percepção, do processamento de estímulos a resposta; visão; olfato; identificação de odores; tato; palato; teste triangular; teste gustativo; ficha de análise; análise sensorial em controle de qualidade; análise sensorial em testes de vida-de-prateleira; análise sensorial de ingredientes; o que é um flavor; off flavors e on flavors; principais off-flavors; identificação; como evitar; detecção; origens e controles.


LAYOUT DE FÁBRICA CERVEJEIRA

Aprenda a estruturar uma fábrica de cerveja para otimizar os processos e o dimensionamento dos equipamentos e áreas necessárias. Este curso aborda o estudo de fluxo e movimentação de materiais, o planejamento sistemático de layout e ensina como dimensionar as áreas e equipamentos para otimização do consumo de energia. Monte uma fábrica de cerveja profissional.

Conteúdo Programático: estudo de fluxo; movimentação de materiais; planejamento sistemático de layout; dimensionamento de áreas; dimensionamento de equipamentos; otimização de consumo de energia.


MALTES ESPECIAIS

Para obter os mais variados aromas, cores e sabores em uma cerveja você precisa conhecer sobre maltes especiais a utilização deles no processo de fabricação da bebida. Nesse curso, você conhecerá as variedades de maltes especiais, combinações e dosagem na produção de cervejas, além da utilização de extratos de maltes especiais. Aprenda a usufruir de todos os seus benefícios na cerveja para obter bebidas diferenciadas e com alta qualidade.

Conteúdo Programático: maltes especiais; variedades; processo de fabricação; composição química; enzimas; dosagem; extrato de maltes especiais; uso de maltes especiais.


MESTRE CERVEJEIRO

O aluno egresso terá todo o embasamento teórico e prático necessário para sair das nossas salas de aula, laboratórios e estágios e assumir a produção de uma cervejaria. É o curso mais completo na área de produção industrial de cervejas disponível em Sergipe, que forma profissionais aptos a tocar o dia a dia de uma cervejaria, desde a elaboração da receita, passando pela seleção e recebimento das matérias-primas, fabricação e controles de qualidade, até o envase e distribuição do produto.

Conteúdo Programático: módulo de formação básica; módulo de maltaria; módulo de ingredientes; módulo de fabricação do mosto; módulo de adega; módulo de finalização e envase; módulo de equipamentos e receitas.


MESTRE MALTEIRO

O curso de Mestre Malteiro é o mais completo curso sobre maltaria oferecido em Sergipe. Com ênfase na produção de malte de cevada para cervejarias, o curso também aborda maltes de diferentes grãos e diferentes aplicações. Extremamente focado, o curso abrange desde conceitos básicos até tecnologia de vanguarda de maltagem em teoria e prática, muita prática. Durante o curso serão abordados tópicos como características químicas, físicas e morfológicas de cereais, tecnologia de maltagem, análises laboratoriais práticas, intepretação de laudos de malte e finalizando com o uso e produção de extrato de malte!

Conteúdo Programático: história do uso da cevada e do malte pelo homem; aplicações do malte; cereais maltáveis; cevada (variedades mais comuns); morfologia e fisiologia do grão de cevada; composição química do grão de cevada; cultivo e colheita da cevada; transporte e recebimento de grãos; avaliação, classificação e beneficiamento de grãos; armazenamento, conservação e controle de insetos; microbiologia da cevada e do malte; processos de malteação; equipamentos de malteação; cálculos de rendimento total no processo de malteação; avaliação da qualidade dos maltes; maltes cervejeiros e suas aplicações; maltes especiais; avaliação sensorial de diferentes maltes; ajustes das especificações do malte para processos cervejeiros; extrato de malte líquido e seco; problemas práticos sobre aplicações de maltes: estudos de casos; sustentabilidade ambiental na maltaria; análise de custos na maltaria e mercado.


MICROBIOLOGIA DA CERVEJA

O processo produtivo de uma cerveja consiste de uma sucessão de reações químicas e microbiológicas que precisam ser entendidas e controladas. Este curso demonstra os microrganismos de interesse no processo cervejeiro e seu funcionamento e também as leveduras e suas características nos processos microbiológicos. As aulas são teóricas e também práticas em laboratório de química para identificar os tipos de microrganismos utilizados na produção de cerveja. Inscreva-se e compreenda os processos para melhorar o rendimento da cerveja e prevenir contaminações na sua bebida.
Conteúdo Programático: introdução a microbiologia; noções fundamentais de fungos, leveduras e bactérias; bioquímica da glicólise; bactérias Gram positivas; bactérias Gram negativas; leveduras Não-Saccharomyces; fungos toxigênicos no processo produtivo da cerveja; qualidade microbiológica na produção de chopes; perigos microbiológico no envase da cerveja; métodos tradicionais de identificação de contaminantes; composição química do mosto - tipos de açúcares presentes no mosto; açúcares fermentáveis e açúcares não fermentáveis e sua influência sobre o caráter final da cerveja; principais processos enzimáticos; atuação das enzimas e sua importância; condições ideais para atuação de cada enzima; sacarificação do amido.


MICROBIOLOGIA DA CERVEJA - DA LEVEDURA AO CONTROLE DE QUALIDADE

O bom cervejeiro precisa conhecer e entender bem o comportamento das suas leveduras e quais são suas necessidades para otimizar o seu trabalho na produção de cerveja. Aprenda manipular as leveduras para otimizar os processos, melhorar a qualidade e reduzir os custos na sua produção. Também serão tratados temas ligados aos processos microbiológicos da produção de mosto e controles microbiológicos do processo, para criar cervejas perfeitas e com alto padrão de qualidade. Curso com forte conteúdo prático em laboratório.

Conteúdo Programático: introdução a microbiologia; noções fundamentais de fungos, leveduras e bactérias; leveduras cervejeiras (morfologia e fisiologia); variedades de leveduras cervejeiras e identificação; temperatura de fermentação, tempo de fermentação, comportamento durante a fermentação; produção de álcool; ciclo de vida de uma levedura; bioquímica da glicólise; viabilidade de células para uma boa fermentação; meio de cultura para manutenção de leveduras; inoculação de fermento; isolamento e purificação de células; células viáveis; câmara de Neubauer; propagação de leveduras; métodos de armazenamento de leveduras; oxigenação de fermento; destinação final/descarte do excedente de levedura; lavagem de fermento; reaproveitamento de fermento; bactérias Gram positivas; bactérias Gram negativas; leveduras Não-Saccharomyces; fungos toxigênicos no processo produtivo da cerveja; qualidade microbiológica na produção de cerveja; perigos microbiológico no envase da cerveja; métodos tradicionais de identificação de contaminantes.


PRODUÇÃO DE CERVEJAS NÃO CONVENCIONAIS

Neste curso o aluno vai conhecer as matérias-primas, equipamentos, conceitos teóricos e práticos para a produção de cervejas High Gravity, Glúten Free, Sem Álcool, Ácidas, de Fermentação Híbrida. Além de estilos sofisticados como Grape Ale, as que utilizam Brettanomyces, e as cervejas que são envelhecidas em madeira.

Conteúdo Programático: história e mercado das cervejas não convencionais; fabricação de cervejas high gravity; fabricação de cervejas sem glúten; fabricação de cervejas grape ale; fabricação de cervejas sem álcool; fabricação de cervejas ácidas; fabricação de cervejas com Brettanomyces; fabricação de cervejas hibridas; blendagem de cervejas; insumos alternativos; envelhecimento em madeiras.


SEGREDOS DO LÚPULO

O malte representa a alma de uma cerveja, mas você pode dosar a personalidade da sua bebida com o uso adequado do lúpulo. Por isso, desvendamos todos os segredos desse ingrediente vital para a fabricação da cerveja e responsável pelo amargor, aroma, sabor, e estilo da bebida. Neste curso você aprenderá a condimentar a sua cerveja a partir da identificação dos diferentes tipos de lúpulo, bem como as variedades e as regiões de cultivo; conhecerá as características físico-químicas e sua influência no resultado final da cerveja e conhecerá os cálculos para dosagem e amargor da cerveja. Depois dessa breve amostra da importância desse ingrediente, descubra os segredos do lúpulo se inscrevendo nesse curso.

Conteúdo Programático: funções do lúpulo na cerveja; composição do lúpulo; substâncias amargas; substâncias aromáticas; colheita; limpeza; separação dos cones; secagem; ensacamento/prensagem; extratos de lúpulo; variedades de lúpulos e regiões de plantio; controles de qualidade; mescla de lúpulos; cálculo de dosagem de lúpulo; cálculo de amargor.


SEGREDOS DO MALTE

Neste curso você vai conhecer as características dos cereais passíveis de serem malteados e todo o processo de malteação. Você também vai aprender a analisar e avaliar o malte base e entenderá como são elaborados os laudos de malte. Serão abordados também os detalhes do uso, vantagens e desvantagens dos adjuntos na produção da bebida e quais os cuidados logísticos e legais para garantir a qualidade final do produto para a fabricação da cerveja.

Conteúdo Programático: cereais maltáveis; composição da cevada; variedades mais comuns; gelatinização do amido; avaliação da cevada; composição química do grão de cevada; enzimas; recebimento da cevada; limpeza; transporte de grãos; secagem; armazenamento e conservação; maltaria e o processo de malteação; equipamentos; correções; controles de qualidade; especificações e análises do malte; perdas na malteação; dosagem mínima permitida; função dos adjuntos na cerveja; milho; arroz; xarope da maltose; vantagens da utilização de adjuntos; legislação brasileira para utilização de adjuntos; malte Pilsen; laudos de malte.


TECNOLOGIA CERVEJEIRA AVANÇADA

A implantação de cervejarias regionais de pequeno porte vem impulsionando o desenvolvimento do mercado nacional de cervejas. Nestas indústrias o conhecimento básico sobre o processo de produção já está consolidado, entretanto, com o crescimento deste mercado a demanda por conhecimentos cervejeiros mais avançados é essencial, a fim de promover otimização de processos, a redução de custos, o aumento da eficiência e da qualidade. Para atender a esta nova demanda, o curso de Tecnologia Cervejeira Avançada tem o objetivo de oferecer aos cervejeiros conhecimentos mais avançados em tecnologia cervejeira, qualidade e gestão dos processos e lucratividade.

Conteúdo Programático: matérias primas para processo cervejeiro; processos de fabricação de mosto; processos de fermentação e maturação; processos de finalização como filtração e envase; cálculos de rendimentos; equipamentos e suas variáveis; controle da qualidade durante os processos; elaboração de cervejas e prática de mosturação.


USO DE ESPECIARIAS E MADEIRAS

Aprenda a utilizar especiarias e madeiras e confira sabores e aromas diferenciados à sua cerveja. Neste curso você conhecerá sobre especiarias, açúcares, frutas e madeiras. Suas utilizações, características e seu impacto na estabilidade da bebida.

Conteúdo Programático: especiarias, açúcares, frutas e madeiras; variedades mais utilizadas; forma de utilização; características esperadas na cerveja; seleção de especiarias com base no que se deseja agregar na cerveja; impacto na estabilidade da cerveja.